quarta-feira, abril 29, 2009

Banda Da Covilhã versus Fashion Moda - Videos






XX Festival Internacional de Bandas Filarmónicas Arrentela 2009

A 20ª edição do Festival Internacional de Bandas de Arrentela decorre em todas as freguesias do Concelho do Seixal nos dias 26, 28, 29 e 30 de Abril, 1, 2 e 3 de Maio. Participam neste certame formações vindas do Canadá (Vancouver Police Pipe Band) e de Espanha (La Lira de Pozuelo), as Bandas da Sociedade Filarmónica União Arrentelense, da Sociedade Filarmónica União Seixalense, da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, da Força Aérea Portuguesa, do Ateneu Artístico Vilafranquense e a orquestra Ligeira da Cruz de Pau.

Covilhã - Amanhã - Musical Constrastes

"Depois de muito esforço e trabalho, está a chegar o grande dia!! Amanhã, Quinta-Feira, dia 30 de Abril, às 21.30 Horas, subirá ao Palco do Teatro-Cine da Covilhã, o Musical "Contrastes", produzido pelo CCD Oriental de São Martinho!!Não perca!! Já restam poucos bilhetes..." IN: http://orientalsaomartinho.blogspot.com/ . A Banda da Covilhã agradece o CONVITE e estará presente.

26 ª OVIBEJA - Começa Hoje!

Saiba tudo em : http://www.ovibeja.com/

terça-feira, abril 28, 2009

Seia - Dias de Música Contemporânea 29-31 MAI

Terá lugar no Conservatório de Música de Seia, entre os dias 29 e 31 de Maio 2009, os Dias de Música Contemporânea - Estágio para instrumentistas, maestros e compositores. O estágio será orientado por: Direcção - Pedro Figueiredo; Música Electroacústica - Jaime Reis; Piano - Francisco Monteiro - As inscrições estão abertas até ao dia 24 de Maio de 2009, através do mail diasdemusicaelectroacustica@gmail.com.

Guarda: Dia Mundial da Dança com a Companhia Nacional de Bailado


O Teatro Municipal da Guarda assinala o Dia Mundial da Dança, amanhã - quarta-feira, dia 29 de Abril, com um espectáculo da Companhia Nacional de Bailado.“Coppélia ou rapariga dos olhos de esmalte” é um espectáculo que conta a história de um misterioso e algo excêntrico doutor Coppelius, que fabrica uma boneca dançante, de proporções humanas. 21H30 - Grande Auditório - 10€.

Covilhã - A Cidade, a Educação e a Cultura – Um debate de Ideias


Decorreu ontem no salão do GIR do Rodrigo mais um debate sobre a cidade da Covilhã, cuja temática foi: A Cidade e a Cultura, contando como oradores - Prof. Dr. José Eduardo Cavaco e Dr. João Paulo Mineiro, tendo como moderador o Dr. Luís Fiadeiro numa organização da comissão política do PSD. Um debate de ideias, onde o Prof. João Paulo Mineiro falou numa perspectiva de Educação e Cultura, e o nosso director artístico mais numa perspectiva da Covilhã como Cidade Criativa, com um grande potencial Cultural e onde as industrias criativas podem ser uma passo rumo a um futuro melhor. Uma iniciativa importante, já que debates de ideias são raros, pelo que esta foi uma excelente oportunidade para debater em concreto algumas ideias sobre a Cidade, a Educação e a Cultura.

domingo, abril 26, 2009

Reportagem III - 3º Moda e Música - Fashion News and Show!


Reportagem II - 3º Moda e Música - Jovens Criadores





Reportagem I: 3º MODA e MÚSICA – Lotação Esgotada! Uma experiência a Todos os Níveis!




Mais uma edição, mais um evento marcante para a nossa colectividade no ano de 2009. Se no ano de 2008 nos aventuramos numa experiência única, em que dividimos a Banda a meio pela passerelle, este ano o projecto foi mais longe: juntar “ao vivo” a música e o desfile de Moda. Lembramos que nas edições anteriores, o desfile acontecia ao som de música gravada, e só por este facto foi mais um passo em frente. Depois a grande experiência para todos e a todos os níveis foi transformar a formação tradicional da banda em Big Band /orquestra ligeira. Com um repertório apropriado e uma linguagem muito característica deste tipo de música, o projecto foi apresentado para gáudio de todos. Esta foi a pedra de lançamento de um novo projecto que visa a apresentação da Banda da Covilhã nalguns eventos nesta nova formatura. Quanto aos temas apresentados foram: It Dont´t Mean a Thing de Duke Elligton, New Blood e Pastime Paradise, ambos Arranjos de Elmano Pereira, Big Spender de Ly Coleman, Revival Rag 1920 de Jan Stoeckart e Chatterbox – Cha-Cha de kees Vlak. Na Moda, as cores e o rasgo de criatividade dos jovens criadores marcaram presença na passerelle. A Banda da Covilhã, entidade organizadora agradece o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, a parceria com o Curso de Design Moda da UBI, o apoio de Make Up By Lee e Art Chic Cabeleireiros e todos os criadores: Miguel Gigante, Carlos Calado, Paulo Runa, Andreia Moura, Luís Duarte, Rute Martinho, Sílvia Anacleto, Vânia Inácio, Liliana Ribeiro, Ângela Pires, Patrícia Sousa, Vilma Pedroso, Mariana Magalhães, Susana Campos e da Loja da Antónia. Agradecer também o empenho do produtor – Vasco Pinho pela dedicação e profissionalismo com que acompanha o projecto desde a sua primeira edição. Ao pessoal do Teatro Cine da Covilhã, pela colaboração um agradecimento especial e um Bem Hajam. Por último, a todo o público presente um forte aplauso.

25 de ABRIL - Tortosendo recebeu a Assembleia Municial



À semelhança do ano anterior, em que a sessão solene da assembleia Municipal teve lugar no Teixoso, este ano “viajou” até à Vila do Tortosendo, mais propriamente dito à sede dos Unidos. A Filarmónica Recreativa Carvalhense, abriu as festividades interpretando o Hino Nacional, a que se seguiu uma marcha de Afonso Alves – Melopeia. Já dentro do grande auditório, teve lugar a sessão solene com a intervenção de todos os partidos políticos (CDS, BE, CDU, PS e PSD), tendo ainda discursado o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto e o Presidente da Assembleia, Dr. Carlos Abreu. A Banda da Covilhã agradece o CONVITE e esteve presente.

XII Tertúlia Academista – AP Altos

Com tema “Covilhã: Cidade laneira, cidade académica; cidade de futuro” teve lugar na passada sexta-feira a já tradicional tertúlia academista, uma organização do Académico dos Penedos Altos, contando com o escritor covilhanense Manuel da Silva Ramos como orador convidado. Cerca de 30 associações estiveram presentes, diversas individualidades e comunicação social. Foi também lançado o livro de actas das anteriores tertúlias, numa excelente organização e impressão, incluindo reportagem fotográfica das mesmas. A Banda da Covilhã agradece o CONVITE e esteve presente.

Carlos Cardoso (Tenor) – da Covilhã em directo para a Televisão Polaca


No passado dia 24 de Abril, sexta-feira teve lugar na Galeria Art and Wine de Artur Aleixo mais uma inauguração de uma exposição, desta feita de aguarelas de artistas polacos. Na parte Musical Carlos Cardoso (tenor) interpretou algumas arias com a cor e o profissionalismo com que já nos habitou; presente, esteve também a Televisão polaca a fazer a reportagem do evento.

sexta-feira, abril 24, 2009

Amanhã - Sábado - 25 de ABRIL - Covilhã volta a dar Música à Moda! Contamos CONSIGO!

No Dia da Liberdade, a 25 de Abril, o Teatro-Cine da Covilhã recebe a terceira edição do “Moda e Música”. Um evento organizado pela Banda da Covilhã, que em parceria com os responsáveis pelo curso de Design e Moda da Universidade da Beira Interior, pretendem animar, de diversas formas, uma mostra de talentos, pelas 21.30 horas, no Teatro-Cine da Covilhã e está integrada nas comemorações do 35º aniversário do 25 de Abril, organizadas pela Câmara Municipal da Covilhã. ENTRADA LIVRE (levantar bilhete). IN: http://www.urbi.ubi.pt/

Reportagem V - Convívio e Reunião de Notas




No final da Audição de Abril, teve lugar como já habitual um pequeno convívio oferecido a todos os presentes. Seguiu-se depois a reunião de notas e planificação do 3º período.

Reportagem IV - Os nossos apresentadores e alunos! Gonçalo e Diogo


O Gonçalo e o Diogo são alunos da Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã. Estudam na Escola do Rodrigo, e quando estivemos lá no dia Mundial da Música, dia 1 de Outubro de 2008 numa demonstração ficaram entusiasmados. No dia a seguir já estavam na sede da Banda da Covilhã para se inscreverem na Escola. Ontem na audição conduziram o público na apresentação de uma forma divertida e no final, eles próprios brindaram todos com as suas primeiras notas no clarinete e no saxofone. Um estímulo a todos, uma vez que são dos mais novos alunos da Escola. Parabéns!

Reportagem III - Audição de Abril - Algumas Classes





Fotos das Classes de Clarinetes, Trompas, Saxofones e Trompetes. Responsáveis: Alain Rosa, Paulo Bernardino, Nelson, Catarina Paixão, João Salcedas, Thibault e Carla Cruz. Actualmente a Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã conta com cerca de 50 alunos, 17 professores, 11 classes. Na presente reportagem deixamos apenas alguns exemplos.

Reportagem II – Audição de Abril – Oboé e Flauta




Classes de Oboé e Flauta - Responsáveis: João e Ana Domingues, respectivamente.

Reportagem I - Audição de Abril – Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã - o Futuro!




Decorreu ontem a audição de ABRIL da Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã, correspondente ao 2º período. Foram muitos, cerca de 100 pessoas os que marcaram presença nesta audição, pelo que o espaço já se tornou pequeno, e a Direcção está já a estudar uma solução para futuras audições. Mas, a tarde foi dos mais novos, dos talentos e da música. Com alguns nervos à mistura, onde para muitos foi a 1ª vez que se apresentaram em palco, o pequeno momento tornou-se para eles no grande momento da sua aprendizagem. Foram várias classes que marcaram presença na audição, cuja organização esteve a cargo da Prof. Carla Cruz e a apresentação contou com os alunos mais novos da Escola – o Gonçalo e o Diogo. Um momento de esperança aconteceu na tarde de ontem, uma vez que o futuro da Banda da Covilhã desenha-se neste pequenos acontecimentos da sua Escola! Um grande Bem Haja aos alunos, pais, professores e amigos que estiveram presentes.

Novo Acordo Ortográfico - Um Debate em "Aberto"!

A tertúlia Troca de Palavras realizou-se ontem, quinta-feira na Biblioteca Municipal e recebeu mais um ilustre convidado: o professor doutor João Malaca Casteleiro (natural do Teixoso-Covilhã), defensor da língua portuguesa onde falou sobre o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa. Sala cheia, o que demonstra bem o interesse do público nesta questão, com muitos porfessores no público. De uma forma geral todos sairam mais esclarecidos e mais confiantes, embora esta questão seja um debate em aberto. A Banda da Covilhã agradece o CONVITE e esteve presente. Para o próximo mês o Troca de Palavras apresenta o tema Maçonaria.

quinta-feira, abril 23, 2009

Castelo Branco - Terça-feira - Bolero e Capricho Español

A orquestra sinfónica estatal ucraniana e o coro nacional da Ucrânia sobem ao palco do cine teatro Avenida, em castelo Branco, no dia 28 de Abril (terça-feira). A Orquestra Sinfônica Estatal Ucraniana, fundada em 1957 na cidade de Zaporozhye, é formada por músicos de extraordinário nível técnico e artístico, e actua com frequência nos principais Auditórios do Leste europeu. PROGRAMA: “Bolero”, de Maurice Ravel (1875-1973); “Capricho Español, Op. 34”,De Nicolai Rimski-Korsakov (1844-1908). A entrada para o concerto custa 27€ para a plateia e 23€ para o balcão.

Gustavo Dudamel no Coliseu dos Recreios - Dia 25 - Um Acontecimento!


Gustavo Dudamel dirige a Orquestra Sinfónica Juvenil Simón Bolívar, no Coliseu dos Recreios, no próximo 25 de Abril 2009, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian. É um concerto para toda a família e definitivamente um concerto a não perder! Um verdadeiro acontecimento! A Orquestra Sinfónica Juvenil Simón Bolívar é uma das orquestras mais importantes da América Latina e é o “produto mais acabado” do El Sistema uma vez que é uma espécie de selecção nacional dos jovens alunos de instrumento que integram as suas diferentes orquestras locais. Ser membro da Orquestra Sinfónica Juvenil Simón Bolívar é frequentemente o primeiro passo para uma promissora carreira porque permite aos alunos desbloquear as bolsas para estudar nos conservatórios mais prestigiados do mundo. Para alguns críticos, a Orquestra Sinfónica Juvenil Simón Bolívar, que, apesar de ser uma orquestra de alunos muito jovens, trabalhou já com alguns dos maestros mais reconhecidos internacionalmente, nos quatro cantos do mundo, será mesmo comparável a uma qualquer mediana orquestra profissional europeia. Gustavo Dudamel nasceu em 1981 e é hoje provavelmente o mais proeminente maestro da sua geração. É um produto directo do famoso e muito galardoado El Sistema Nacional de las Orquestas Juveniles e Infantiles de Venezuela. Fundado em 1975 pelo economista e músico amador, José António Abreu, o El Sistema levou e continua a levar o ensino especializado da música totalmente gratuito a mais de 300 mil crianças desfavorecidas, graças ao generoso apoio do sector privado.

Covilhã - MAIOMusicall está de volta!


O Conservatório de Música da Covilhã / Orfeão da Covilha no âmbito do projecto "MAIOMusicall" apresenta um conjunto de Concertos, Recitais para todos os gostos. A Banda da Covilhã agradece o CONVITE. Clique no Cartaz para Ampliar.

Sons da Primavera pela Banda Sinfónica da PSP - Montijo e Marvila

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a Banda Sinfónica da PSP interpreta "Sons da Primavera" nos dias 24 e 25 de Abril. Dia 24 pelas 21:30 no Montijo e no dia 25 pelas 17:00 em Marvila (Lisboa) com o seguinte programa: Johan S. Svendsen, Arr. D. Godfrey Norwegian Carneval, Dmitri Shostakovich Festive Overture Op.96, Jules Demerssemann, Arr. J. Hastreiter Fantasie (Solista em Saxofone Alto: René Wiik), Paul Bonneau Caprice en Forme de Valse (Solista em Saxofone Alto: René Wiik), Alfred Reed RAG and Gallop (da «First Suite for Band»), Frode Thingnaes Daydream (Solista em Euphonium: Chefe Batista Lemos) e Edvard Grieg Arr. Jan L. Jacobsen March of the Trolls (Título original: «Troldtog» - da «Lyric Suite»), entre outros.