segunda-feira, dezembro 18, 2006

Os Homenageados

Maestro Campos Costa
Maria Alice Peixeiro
Filipa Lã
Marco Rascão
João Aibéo

BOAS FESTAS

A Direcção da Banda da Covilhã
deseja a Todos os Vistitantes
um Feliz Natal
e um ano de 2007
cheio e pleno de sucessos com muita saúde.

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Jornal do Fundão - Grande Destaque

Na Edição de ontem, o Jornal do Fundão dedica 1 página
ao Concerto de Encerramento e ao I Estágio da BSBI - Banda da Covilhã 2006.

Aqui fica o título da notícia:

Um sucesso da Banda da Covilhã a repetir
O numeroso público aplaudiu, de pé, uma iniciativa exemplar inserida no 62.º aniversário da Banda da Covilhã que promete uma vida nova!

1º Foto de 320


Lembro que todos os interessados em receber o DVD, bem como as 320 fotos do estágio devem enviar a sua inscrição por mail. 1o euros (inclui despesas de envio).

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Bandasfilarmonicas.com

I Estágio da Banda Sinfónica da Beira Interior06.Dez.2006

Conforme aqui noticiamos, realizou-se na Covilhã o “I Estágio da Banda Sinfónica da Beira Interior – Banda da Covilhã”, iniciativa que tem recolhido o aplauso de quem viveu por dentro a experiência.

Após os primeiros acordes do Hino da Restauração pelos cerca de 90 músicos presentes em palco antevia-se uma tarde cheia de emoções e de muita e boa música. De facto as estreias mundiais da obra “Reticência” de Nelson de Jesus (presente a tocar) e de “Berrio” (nome da nau do Vasco da Gama) de Carlos Amarelinho (presente na plateia) fizeram emocionar e sobretudo “navegar” com os acordes desta última obra que transmitiu a dinâmica que foi a grande epopeia dos descobrimentos e da descoberta do caminho marítimo para a índia.Por outro lado, os solistas em palco, nomeadamente João Pedro Santos – um virtuoso no clarinete - levou a plateia ao rubro com as variações da “Cármen” para Clarinete Solo. Ainda mal o público que acorreu em grande número respirava, e já era de novo presenteado pela voz da soprano Covilhanense Filipa Lã em “Bachianas Brasileiras” de Heitor Villa-Lobos – um momento de especial magia.

Seguiram-se mais duas obras: uma em 1ª audição Nacional– “Vesuvius” (Frank Ticheli) – em que a força/energia do vulcão Vesúvio ficou bem presente pelas sonoridades conseguidas pela Banda. Depois da Itália, foi a vez do Brasil com “Pássaros do Brasil” (Kess Vlak) – ritmo, cor, samba – excelente! Seguiu-se depois um momento mais sério, mas não menos importante – os

Homenageados da tarde: Maestro Campos Costa – pela obra musical; Maria Alice Peixeiro – Poetisa/Pintora; Filipa Lã – Soprano; Marco Rascão – Trombonista e João Aibéu – Tubista. Diferentes gerações, diferentes áreas um elo de ligação: a Covilhã. A Banda da Covilhã, como explicou o seu Maestro – Prof. Doutor José Eduardo Cavaco – quis que a homenagem assumisse uma forma diferente do tradicional, indo de encontro mais à participação dos homenageados, cantado, declamando e tocando. A poesia foi trazida pelas palavras emocionadas de Maria Alice Peixeiro que pela primeira vez declamou na sua cidade natal como sublinhou a poetisa. No final a plateia em pé aplaudiu os homenageados.Fado – música de Campos Costa, letra de Maria Alice Peixeiro e arranjo de Elmano Pereira foi a proposta seguinte.

Seguiram-se a entrega de Diplomas aos 11 professores que colaboram no estágio, bem como aos Maestros, José Eduardo Cavaco e o Maestro Francisco Ferreira – responsável pelo estágio e com uma vasto currículo e experiência, bem patentes na forma sábia como soube conduzir, ouvir e acima de tudo estimular os músicos participantes.

Excelente organização, excelente participação, excelente repertório – Parabéns à Banda da Covilhã, ao seu Maestro e aos Directores.

terça-feira, dezembro 05, 2006

I Estágio - Banda Sinfónica da Beira Interior - Jornal URBI

> Igor Costa e Francisco Petrucci (http://www.urbi.ubi.pt)


A Covilhã, os Músicos e a Música
No passado dia 2 de Dezembro, sábado, pelas 16 horas, realizou-se no Teatro-Cine da Covilhã a Festa da Música. Este evento decorreu no âmbito do encerramento do I Estágio de Banda Sinfónica da Beira Interior e do 62º aniversário da “Banda da Covilhã”.


O Teatro-Cine foi palco do concerto da Banda Sinfónica que reuniu cerca de 90 participantes. Provenientes de bandas da Beira Interior, da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) e de outras bandas e/ou escolas do resto do país, os grupos foram dirigidos pelos maestros José Eduardo Cavaco e Francisco Ferreira. O concerto foi seguido de uma homenagem sentida a alguns artistas covilhanenses que também participaram na Festa: o Maestro Campos Costa, a poetisa/pintora Maria Alice Peixeiro, a soprano Filipa Lã, o trombonista Marco Rascão e o tubista João Aibeo. Esta festa foi o culminar do I Estágio de Banda Sinfónica, uma iniciativa que tem como principal objectivo “contribuir para despertar a Covilhã em particular e o Interior do país no geral para uma realidade cultural incontornável” e também é uma oportunidade para os “músicos das Bandas da Beira Interior, da EPABI e de outras escolas de música de contactar com músicos que podem contribuir de uma forma extremamente positiva para o seu amadurecimento em termos culturais e musicais” afirma o director artístico e maestro da Banda da Covilhã, José Eduardo Cavaco. Na sequência desta iniciativa, prevê-se que brevemente seja criada uma Orquestra de Sopros semi-profissional na Beira Interior.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Estrondoso Sucesso!

PLAVRAS CHAVE DO I ESTÁGIO

Excelente participação!
Trabalho Intensivo!
Obras de grande carácter e de dificuldade!
Árduo Trabalho!
Amizade
Companheirismo
Homenagens
Estreias Mundiais
Aplausos
Lágrimas
Flores
Notas
Poesia
Uma verdadeira FESTA da MÚSICA!

Parabéns a Todos!

Brevemente - fotos do evento -